segunda-feira, 10 de maio de 2010

Células Tronco

Todo organismo pluricelular é composto por diferentes tipos de células. Entre as cerca de 75 trilhões de células existentes em um homem adulto, por exemplo, são encontrados em torno de 200 tipos celulares distintos. Todos eles vêm de células precursoras, denominadas ‘células-tronco’. O processo de diferenciação, que gera as células especializadas — da pele, dos ossos e cartilagens, do sangue, dos músculos, do sistema nervoso e dos outros órgãos e tecidos humanos. A célula-tronco prototípica é o óvulo fertilizado, chamado zigoto. Essa única célula é capaz de gerar todos os tipos celulares existentes em um organismo adulto, até os gametas, óvulos e espermatozóides, que darão origem a novos zigotos. Esse desenvolvimento dos seres vivos, em diversas fases pode ser estudado pela disciplina da biologia do desenvolvimento, onde mostra a incrível capacidade de gerar um organismo adulto completo a partir de apenas uma célula.

(Tarefa 2)

4 comentários:

  1. Oi Alana, lembrando também que o principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico. /Beijos

    ResponderExcluir
  2. As células-tronco são muito importantes para a medicina por terem a capacidade de se transformar em sangue, ossos, pele, entre outras partes do corpo citadas no texto. Como tu disse, essas células são capazes de gerar todos os tipos celulares existentes em um organismo, por isso podem ser usadas em tratamentos de lesões antes intratáveis e doenças antes incuráveis, regenerando o tecido danificado e capacitando novamente a pessoa doente à certas atividades.

    ResponderExcluir
  3. Comentei nos blogs:
    http://veronikamqr.blogspot.com/
    http://marcelobpj.blogspot.com/
    http://alunojorge.blogspot.com/

    :D

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do teu texto, mais só pra lembrar que além de ajudar com os órgãos, também pode ser bem util com as doenças como Alzheimer, com as pesquisas que estão sendo feitas, as células tronco podem ajudar é muito.
    bjus

    ResponderExcluir