segunda-feira, 17 de maio de 2010

Tarefa de Sociologia

A “moda” surgiu no século XV, a partir da Idade Média, o que vestíamos e utilizávamos seguia um padrão que mudava segundo a classe social, o quanto de riqueza tinha. Ao longo dos anos, com a Revolução Industrial, o custo dos tecidos diminuiu bastante, e com a apropriação das máquinas, o custo dos matérias caiu ainda mais.
Com a criação das marcas, que muitas vezes caracteriza seus próprios produtos e das pessoas que o utilizava, os diferencia e os valoriza devido a quantidade de compra. Além dessa nova caracterização, havia uma grande variedade de produtos, uma vasta quantidade de opções, cores, tamanhos, gostos, sempre pensando e fazendo para cada estilo de pessoa, em cada idade e definidas pelo sexo e pela procura deles por seu material.
Não seria pelo fato de “que a imagem é uma das coisas mais importantes” ou “nos identifica como membros de determinado grupo ou classe social” que nos vamos “despersonalizar”, pois as próprias empresas e/ou o marketing já faz isso para nos moldar e ao mesmo tempo fazendo uma propaganda usando nossos corpos como métodos de propaganda. Se não fossemos a base disso não teríamos o que vestir ou usar. E se escolhe alguma roupa, ou uma marca, pode até ter se influenciado por outras pessoas ou pelo marketing que eles fazem, mas não tem como ser totalmente autentico nessas escolhas.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Células Tronco

Todo organismo pluricelular é composto por diferentes tipos de células. Entre as cerca de 75 trilhões de células existentes em um homem adulto, por exemplo, são encontrados em torno de 200 tipos celulares distintos. Todos eles vêm de células precursoras, denominadas ‘células-tronco’. O processo de diferenciação, que gera as células especializadas — da pele, dos ossos e cartilagens, do sangue, dos músculos, do sistema nervoso e dos outros órgãos e tecidos humanos. A célula-tronco prototípica é o óvulo fertilizado, chamado zigoto. Essa única célula é capaz de gerar todos os tipos celulares existentes em um organismo adulto, até os gametas, óvulos e espermatozóides, que darão origem a novos zigotos. Esse desenvolvimento dos seres vivos, em diversas fases pode ser estudado pela disciplina da biologia do desenvolvimento, onde mostra a incrível capacidade de gerar um organismo adulto completo a partir de apenas uma célula.

(Tarefa 2)